Seja você um profissional habituado nas rotinas das pequenas e médias empresas – ou mesmo você um estudante universitário com vivência nestes mesmos ambientes, tenho certeza de que já deve ter pelo menos ouvido falar do programa de qualidade Lean Seis Sigma, estou certo?
Esta metodologia gerencial surgiu na Motorola nos anos 80 e se tornou mundialmente conhecida com os retornos bilionários que o até então CEO da General Electric – Jack Welch – obteve ao final dos anos 2000. Só que como você pode perceber, ela cresceu e foi difundida inicialmente em grandes corporações multinacionais.
Esta premissa inicial de implantação somente em indústrias de grande porte era decorrente da necessidade de altos investimentos monetários que se faziam necessário para este programa de melhoria contínua ser realmente desenvolvido dentro da companhia. Empresas de pequeno e médio porte muitas vezes não tinham este capital.
Só que com o passar dos anos, e principalmente com as maiores facilidades para capacitação nesta metodologia – hoje em dia é muito fácil encontrar um variedade de cursos em Lean Seis Sigma até mesmo pela internet, as práticas do Lean Seis Sigma provaram que podem ser muito bem empregadas nestas companhias de até então menor capital para investimentos.
Neste artigo de hoje você entenderá o que é Lean Seis Sigma, como funciona este programa dentro das organizações, e como uma empresa de pequeno ou médio porte pode adotar suas práticas e ferramentas sem a necessidade de altos investimentos financeiros.
O que é Lean Seis Sigma e quais seus objetivos?
O termo “Lean” foi adicionado nos últimos anos ao Seis Sigma para estimular o potencial de alcance de resultados ainda mais significativos conquistados pelo programa, só que agora também com o uso de várias práticas e ferramentas enxutas.
Enquanto que o objetivo inicial do Seis Sigma era elevar exponencialmente o desempenho final de uma empresa somente através da busca pela redução da variabilidade e da maior exatidão em seus processos; hoje ele também conta com os propósitos do Lean Manufacturing: eliminar e reduzir desperdícios e agregar valor aos processos críticos da organização. Ou seja, a união destas duas poderosas metodologias gerou uma ainda mais eficaz.
Mas então, como o Lean Seis Sigma é executado na prática?
O Lean Seis Sigma é aplicado através do uso estruturado, conciso e eficiente do método DMAIC, que através de suas 5 etapas muito bem definidas, consegue empregar com eficácia as mais pertinentes ferramentas analíticas, estatísticas, enxutas e da qualidade para resolver um problema ou uma oportunidade de melhoria.
Como funciona o Programa Lean Seis Sigma dentro das organizações?
O programa Lean Seis Sigma é geralmente utilizado e de responsabilidade do setor de Melhoria Contínua da organização. Na maioria das vezes – dependendo da extensão do programa na empresa, ele conta com um ou mais Black Belts e também o Master Black Belt – ambos profissionais extremamente especialistas tanto na implantação da metodologia Lean Seis Sigma quanto na direção e gerenciamento de todo o programa.
Com base no planejamento estratégico realizado pelos dirigentes da empresa, estes colaboradores ficam como responsáveis pelo desdobramento deste plano em metas menores e mais específicas, que proporcionem os ganhos e retornos esperados com o uso do menor investimento possível.
Através destas metas estratégicas desdobradas em elos chave da companhia – os processos e setores mais críticos, estes profissionais direcionam estes objetivos aos Green Belts de cada área envolvida, que são muitas vezes os próprios engenheiros industriais, os analistas e os coordenadores da organização.
Com esta meta em mãos, o Green Belt conta com o suporte e a orientação do Black Belt para desenvolver um projeto de melhoria Seis Sigma na sua própria área de atuação que cumpra e entregue o resultado esperado.
Agora, imagine que todos estes projetos estratégicos de melhoria – desenvolvidos e selecionados meticulosamente para implantação nos processos e setores chave – entreguem o resultado desejado; o desempenho final da empresa sobe lá pra cima de forma extraordinária, não é verdade?
Lean Seis Sigma em pequenas e médias empresas: como pode funcionar?
A implantação do programa Lean Seis Sigma em um ambiente empresarial começa com o estudo antecipado das áreas e processos mais críticos da empresa e que mais impactam no resultado final. Com estas informações, a seleção e capacitação de colaboradores chave nestes setores críticos se inicia.
Com o treinamento e a capacidade para empregar todo o arsenal de práticas e ferramentas empresariais, estes profissionais participam da revisão do sistema de medição atual adotado na sua área. O objetivo desta revisão – ou mesmo elaboração – é estruturar um sistema de indicadores de desempenho confiável que transmita com eficiência e praticidade os avanços conquistados.
Com um sistema de medição estruturado e funcionando confiável e corretamente, e com o planejamento estratégico da organização já desdobrado em metas mais específicas, a informação das melhores e mais rentáveis oportunidades de melhoria de desempenho são obtidas.
Com estas informações em mãos – as oportunidades de melhoria em processos e áreas críticas, o desenvolvimento de projetos Lean Seis Sigma começa, tendo como responsável por sua execução os Green Belts designados de cada setor.
E caso a empresa não consiga capital para investir em muitos treinamentos, o que fazer?
Na maioria dos casos não é necessário investir no programa de uma só vez.
Os dirigentes da companhia podem designar 2 ou 3 profissionais chave – engenheiros, coordenadores ou gerentes – para se especializar em Lean Seis Sigma. Com esta capacitação, estes mesmos funcionários – exercendo as funções que já ocupam, podem iniciar projetos de melhoria de desempenho em suas respectivas áreas de atuação, elevando assim todo o desempenho da companhia.
E como a ECR Consultoria pode ajudar?
Nós podemos lhe apoiar com programas de treinamento e educação executiva, disseminando os conceitos desta metodologia para sua equipe, e, podemos ainda, te orientar na implantação deste programa na sua organização, atuando cuidadosamente em cada fase da implantação do programa.
Para cumprir este objetivo, com base nas melhores práticas adotadas nos ambientes corporativos, a sua empresa contará com todo o suporte de planejamento para implantação do programa Lean Seis Sigma, desde a identificação de seus processos e clientes chave, a implementação de um sistema de indicadores de desempenho para medi-los e monitorá-los,
até a forma mais eficaz para selecionar e desenvolver todos os mais variados projetos de melhoria.
Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato!