Skip to main content
Objetivo do curso

Neste jogo, a simulação de uma empresa virtual, irá integrar uma série de conceitos chave relacionados a diversas disciplinas de gestão, incluindo marketing, produção, logística, e de tomada de decisão financeira. Além disso, ele se vincula a organização para o contexto mais amplo do mundo dos negócios e as partes interessadas, ampliando a visão sistêmica e aplicando conceitos de gestão estratégica na prática.

Como resultado do | O Jogo | os participantes irão melhorar a sua compreensão do funcionamento de uma empresa a partir de uma perspectiva geral de gestão e desenvolver abordagem marketing e pautada por valores para a tomada de decisões. Eles irão melhorar a sua capacidade de interpretar e situações de mercado e previsão de resultados financeiros e traduzi-los em decisões orientadas para o objetivo. Ainda, os participantes irão aprender a reconhecer as interações entre as diversas empresas e partes interessadas externas em um ambiente complexo e inter-relacionado. Por fim, este jogo irá melhorar a tomada de decisão analítica baseada em fatos, vinculando as decisões de fluxo de caixa e desempenho na última linha.

Público alvo

Organizações, Lideranças e Executivos em busca do desenvolvimento de habilidades para gestão de negócios, estratégica empresarial, visão sistêmica e tomada de decisão baseada em fatos e dados, com sólida aplicação prática, melhorando sua compreensão do funcionamento de uma empresa a partir de uma perspectiva geral de gestão e desenvolvendo uma abordagem de marketing pautada por valores para a tomada de decisões.

Conteúdo programático
Módulo 1 | Introdução a Jogos de Negócios

Ice breaker
Agenda do Jogo
Conceitos iniciais
Regras gerais
Competição - Round de prática

Módulo 2 | Método PROACT para tomada de decisão

Método PROACT
Round de prática - Análise dos resultados
Método PROACT de tomada de decisão
Competição - Round 2

Módulo 3 | Demonstrações Financeiras

Processamento e Round 2
Como analisar as demonstrações financeiras e o impacto das decisões
Processamento do Round 2
Competição - Round 3

Módulo 4 | ROI (Retorno do Investimento)

Processamento e Round 3 e 4
Como analisar o retorno do investimento
Processamento do Round 3
Competição - Round 4
Processamento do Round 4
Resultados, Vencedores e Celebração

Modelo de Aprendizagem: Disputa
Os participantes são divididos em grupos e gerenciam empresas virtuais competindo em um dado mercado. Eles precisam testar seu processo de tomada de decisões para levarem sua empresa à liderarança em um mercado competitivo (simulado).

Processo de Decisão
As escolhas de cada grupo são processadas ​​pelo simulador no final de cada rodada de resultados. Logo a seguir são mostrados os resultados de cada empresa e do ambiente de mercado para que os participantes possam compreender os impactos de suas decisões e jogar a rodada seguinte. Entender o impacto das alavancas e dos índices permite a escolha de estratégias vencedoras, enquanto que o desenvolvimento de estratégias perdedoras leva à análise das decisões ruins para que possam tentar superar seus competidores. O aprendizado vem da prática.

Decisões
Cada grupo toma decisões em várias áreas da empresa para implementar sua estratégia. O desafio é virtual e permite que os participantes compreendam cada vez mais e tornem-se conscientes da relação causa-efeito entre alavancas, gerenciamento de índices e resultados de negócios.

Transmissão de Conteúdo
As simulações baseadas em software são ativadores de conteúdos educacionais. No final de cada rodada, a tarefa do treinador ECR é criar uma ponte lógica e uma ligação entre o que foi vivido na simulação e o que realmente acontece na empresa, ou entre uma aplicação e questões que surgiram no papel dos participantes.

Investimento

Consulte preços especiais para turmas "in company"

- Desconto especial para mais de uma inscrição por empresa.
- Desconto especial para clientes da ECR Consultoria.

Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência);
Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência;
A ECR Consultoria reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes.