Skip to main content

Toda e qualquer empresa deve ter em dia sua planilha de custo, com isto terá o monitoramento sobre os custos da sua empresa, entre eles o custo fixo, custo operacional, etc. A manutenção destas planilhas leva tempo, e para isto tem que dedicar tempo ao planejamento e organização. Esta planilha que irá demonstrar os custos de um produto ou serviço será imprescindível para a formação de preço de venda  do produto ou  serviço e a margem de lucro desejada.

O controle dos custos poderá ser feito via software ou planilha excel, a vantagem do excel é que a empresa mesmo pode customizar, já os softwares nem sempre são tão flexíveis, então aconselho iniciar em excel e quanto entender que está de acordo com o que deseja, ai sim, procurar um software que mais se  aproxime do ideal. Sempre ter o cuidado para  não deixar a planilha muito complexa pois poderá ficar de difícil entendimento aos  demais colaboradores, nem todos os colaboradores tem o mesmo conhecimento de custos e de excel, ainda mais se esta planilha for compartilhada, neste caso deve ter um responsável pelo seu abastecimento para que não vire um caos e deixe ter sua utilidade.

Os custos de uma empresa devem ter sua origem e destino bem definidos para que a formação de preço seja a mais real possível e deve estar em sintonia com o plano de contas  para que a harmonia da gestão financeira seja a melhor possível. As previsões de custos é outro item importante para se ter o máximo cuidado, prever os custos fixos é mais fácil, mas prever os custos variáveis é mais complexo, pois existem muitas nuances a serem observadas para se ter a fidelidade nas previsões, também se deve cuidar os custos novos que podem aparecer e classifica-los de maneira correta.

As planilhas de custo não são a prova de erros, são suscetíveis de erros de programação, de alimentação e de programação, por isto devem estar sempre com suas cópias em dia.

Resumidamente, acima, analisei alguns cuidados que se deve ter com a planilha de custo, pois entendo que ela é muito importante em uma empresa, ela é essencial para manter a saúde financeira da empresa em bom estado, é com ela que se poderá trabalhar analisando suas potencialidades e dar qualidade na gestão da empresa.

Quando se inicia uma empresa, uma das primeiras ações é estabelecer a gestão de custos para que o empresário conheça seu negócio. Uma boa gestão de custos orienta o empresário a ter uma boa gestão financeira, administrando os custos de produção e comercialização dos produtos ou serviços.

No contexto que em que se encontra a economia hoje, com falta de crédito, falta de capital de giro, falta de recursos em geral e sem uma previsão de quando a economia retoma o crescimento, as empresas vão precisar mais do que nunca ter uma gestão de custo mais competente, projetos e ações de muitas empresas estão stand by devido a falta de recursos, e é nesta hora que a gestão de custo se faz necessário, baseados  nela é que serão tomadas as decisões a serem implementas pelas empresas, se os projetos seguirão a frente ou não, por isto digo, cuidem bem de suas planilhas de custos.