Skip to main content

O Ponto de equilíbrio é uma variável importante utilizada no processo de gestão empresarial, é um indicador que mostra se o nível de vendas da empresa está gerando lucro, prejuízo ou está equilibrado, por isto ponto de equilíbrio. É o fiel da balança que monitora o equilíbrio financeiro da empresa.

Ele é um parâmetro para as metas de vendas, de ampliação ou para redução da capacidade produtiva, entre outros parâmetros de gestão.

O Ponto de equilíbrio (PE), é o valor mínimo de vendas que deve ser atingido para cobrir todas as despesas fixas e variáveis de uma empresa, ou seja, para o resultado ser zero. Empresas que estão iniciando suas operações devem ter este indicador como balizador do esforço de vendas necessário para que a empresa seja superavitária, é essencial para que não ocorram prejuízos indesejáveis.

Ao calcular o ponto de equilíbrio (PE) deve-se levar em consideração a Margem de Contribuição (Margem de contribuição é o quanto sobra das vendas após descontar o custos variáveis, como matéria prima, mão de obra, são custos relacionados com a variação da produção).

A Margem de contribuição juntamente com o Custo, fixo, são os indicadores para se chegar ao Ponto de Equilíbrio, porque é dividindo o Custo fixo pelo percentual da Margem de Contribuição que chegamos ao Ponto de Equíbrio (PE). Custo fixo de uma empresa são aqueles que não têm relação direta com a produção, como aluguel, manutenção, etc. Uma vez estipulado o Ponto de Equilíbrio (PE) o gestor poderá tomar as decisões necessárias para atingir seus objetivos, por exemplo, se for para alavancar as vendas poderá adotar estratégias de aumentar o comissionamento dos vendedores e ou representantes, o que seria um motivador.

Se for para baixar o Ponto de Equilíbrio, poderá optar por diminuir o custo fixo, e assim sucessivamente, são várias as ações, baseadas no Ponto de Equilíbrio (PE) que o gestor poderá implementar parar aumentar sua lucratividade, também tornar suas vendas possíveis e sustentáveis.

Na crise as vendas das empresas tem tendência de baixa, isto faz com que o Ponto de Equilíbrio aumente, consequentemente terá que desenvolver um esforço de vendas maior para cobrir o ponto de equilíbrio e paralelamente monitorar o custo fixo, verificar o que pode ser reduzido nele, e assim não entrar no negativo, logo, nesta ocasião este indicador se torna imprescindível.