Skip to main content

Viabilidade econômica é o estudo de um empreendimento ou atividade econômica, a qual busca identificar se realmente os custos e esforços despendidos na implantação e funcionamento são compensados, ou seja, terão retorno através das receitas e vantagens econômicas, em um determinado prazo estipulado pelos investidores.

O estudo de viabilidade econômica deve deve ser realizado sempre um novo projeto/empreendimento esteja em estado de avaliação, e pode ser a expansão do negócio ou a implantação de um novo negócio.

O estudo da viabilidade econômica deve ser feito para visualizar através de projeções e números, o real potencial do retorno do investimento do empreendimento pretendido, decidir se as diretrizes estabelecidas são plausível e o projeto deve seguir ou não.

Este estudo é realizado por etapas, sendo elas:

1. Estipular o prazo do estudo, isto dependerá o negócio que estiver em estudo, depende do ramo, do local, do público alvo, taxa de crescimento do negócio, etc.

2. Projeção da viabilidade financeira, saber se as receitas e despesas serão adequadas para o prazo e projeto conforme a expectativa do retorno do investimento.

3. Projeção de Custos de Investimento, deve-se levantar os investimentos necessários para iniciar o projeto, os custos operacionais do negócio para a atividade operar normalmente, e temos os Custos Variáveis, são os que se alteram conforme a produção e as vendas, como embalagens, comissões, taxas, etc. Impostos, que dependerá do modelo do negócio, do tipo de empreendimento, etc.

Os indicadores são a ferramenta que irá mostrar a se a gestão do negócio está na direção conforme as diretrizes estipuladas, são eles:

1. VPL – Valor Presente Líquido: este indicador mostra o valor do fluxo de caixa livre acumulado da projeção total valeria atualmente. Ele aponta se o capital investido, depois de descontado o custo do capital, é maior ou menor do capital inicial investido.

2. TIR – Taxa Interna de Retorno: este indicador mostra, percentualmente, se o retorno do investimento é melhor ou pior, comparativamente, que outros investimento, por exemplo a poupança. É um indicador que dirá se o projeto deve seguir ou aguardar momento melhor, assim deixando o capital disponível, aplicado em outro investimento financeiro enquanto não chega o momento certo.

3. PAYBACK – Retorno o Capital: este indicador vai mostrar em que espaço de tempo, mês ou ano, do projeto, vai ter o retono capital investido, ou seja, o fluxo de caixa livre acumulado deixou de ser negativo, poderá ou não ser descontado o custo do capital, depende se a variação do capital e o tamanho do projeto.

O empreendedor quanto usar a Viabilidade Econômica como parâmetro para investir em um negócio, terá um embasamento forte para a aplicação de seu capital, assim amenizando os riscos do investimento.