Skip to main content

Uma questão crucial no controle de qualidade por variáveis (medidas) é o problema da confiabilidade dos bancos de dados. Em diversas ocasiões nota-se que os dados não fornecem uma ideia real de parâmetro a ser analisado e isto se deve, em grande parte dos casos, ao fato de se tentar extrair do instrumento de medição, uma informação mais apurada do que ele consegue fornecer.

Este importante ponto de vista é muitas vezes ignorado. O sentimento geral é de que, sendo um instrumento sofisticado, ou extremamente caro, ou ainda com visor digital, deve ser bom.

Qualquer programa de controle de qualidade parte do princípio que os dados observados (medições) podem ser bons, pois o controle não vale nada se os dados analisados não são confiáveis.

Os equipamentos de medição estão sujeitos a variações, aleatórias ou não. Desta forma, uma análise completa e significativa do processo somente pode ser feita se o instrumento de medição usado para coletar dados for “exato e repetitivo”.

Se os instrumentos não forem devidamente calibrados, podem surgir variações sistemáticas e tendências.

Se os resultados não são os mesmos quando diferentes pessoas utilizam o mesmo equipamento de medição para obter valores similares de leitura, dizemos que o equipamento de medição não é “reprodutível”.

Uma variação periódica na indicação do equipamento de medição,  pode ser causada por desgaste, deteriorização ou condições do meio, tal como mudanças de temperatura durante sua utilização. Isto afeta a “estabilidade” dos resultados obtidos com o equipamento de medição.

O equipamento usado deve ser capaz de representar toda a faixa de medição pretendida. Caso contrário, pode causar erros e desvios sem que se percebam. Este fato denomina-se “linearidade”.

Outro tipo de variação, chamada randômica, é geralmente ligada à característica de construção do equipamento, tal como o atrito interno. Este pode causar variações numa série de medições realizadas, impedindo-o de ser “repetitivo”.

Todos este fatores, exatidão, repetibilidade, reprodutibilidade e linearidade, combinados afetam o desempenho do sistema de medição.

Portanto, se algum item de seu produto possui como característica de qualidade uma medida, é fundamental avaliar o meio de medição, considerando inicialmente três aspectos fundamentais:

  • Calibrar e aferir os equipamentos de medição periodicamente;
  • Treinar os colaboradores que efetuam as medições;
  • Criar um ambiente adequado para realizar as medições (temperatura e iluminação).

Estes são os cuidados iniciais para que as medidas coletadas correspondam à realidade, garantindo assim um produto dentro das especificações. 

Colaboração: Wilson Kunde