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Política de Informática é um conjunto de regras e normas que devem ser seguidas a fim de se conduzir a aquisição, uso e administração de recursos e serviços de informática em uma empresa.

Veja porque muitas empresas deparam-se com a necessidade de elaborar uma política de informática condizente com a sua realidade organizacional:

01. Alta sub-utilização do parque tecnológico implantado.
02. A delegação de responsabilidades junto ao corpo técnico da empresa não está muito bem definida.
03. Falta de espírito de grupo do corpo técnico.
04. Não existe política de internet na empresa.
05. Existem muitos usuários utilizando computadores fora das dimensões necessárias ao serviço que executam.
06. Presença de muitos softwares, adquiridos ao longo dos anos, que nem sempre atendem totalmente às necessidades a que foram comprados.
07. Desenvolvimento de sistemas feito por elementos alheios ao corpo técnico da empresa. 08. A empresa não proporciona a reciclagem profissional, seja da equipe técnica ou dos usuários dos sistemas.
09. O tecido administrativo da organização precisa ser alterado para atender requisitos de sistemas.
10. Não existe rotina de atendimento ao usuário, ou a mesma atende de forma muito precária.
11. Existem muitos usuários com necessidades de informação ou insatisfeitos com a informática da empresa.
12. As redes não estão interligadas ou não o são de maneira adequada.
13. Os documentos produzidos em computadores não estão padronizados e são menos importantes que documentos impressos.
14. Não existe controle autoral de documentos produzidos em meio computacional.
15. Não existem sistemas de apoio à decisão. Dependendo do negócio, a decisão pode assumir 100% do comportamento da organização.
16. Falta de um banco de dados conceitualmente definido e fisicamente organizado.
17. Os sistemas da empresa não “conversam” entre si e geram redundâncias ou dissonâncias de informações.
18. Não existe, ou é extremamente discutível, o critério de aquisição de produtos e serviços de informática na empresa.
19. Não existe homologação de equipamentos e softwares.
20. Falta de padronização de hardwares e softwares.
21. Não existe política de informática no âmbito institucional, o que poderia melhorar o relacionamento junto a parceiros, clientes e partes interessadas.
22. Inexistência ou desatualização de documentação de hardware e software.
23. O controle de segurança de dados é falho.
24. Pouca ou excessiva importância da informática pela direção da organização.
25. O esquema de acesso aos sistemas, permite invasão ou acesso de pessoas não autorizadas.

Como se percebe, muitos são os pontos que devem ser levados em consideração. Cabe fazer uma avaliação mais profunda e tomar as decisões cabíveis. Política de Informática não resolve todos os problemas, mas ajuda a dar ordem ao caos.

Colaboração: Daniel Marques