Skip to main content

O meu primeiro contato com a AmBev aconteceu no ano de 2001, quando eu tinha acabado de voltar dos Estados Unidos, onde estagiei na área de marketing de varejo da Brookfield Financial Properties  (cwww.brookfieldproperties.com). Esta empresa não é muito conhecida no Brasil, mas tem uma excelente reputação no exterior. Ela constrói e administra condomínios empresarias e comerciais nos Estados Unidos e em outros países da América do Norte.

Tão logo retornei para o Brasil, me deparei com um anúncio de emprego da AmBev, para uma vaga de gerente. Confesso que esse cargo me assustou um pouco e quase que não me candidatei. Um jovem com seus 23 anos sem muita experiência já assumir um cargo de gerencia na maior multinacional brasileira na época. Mas como o anuncio chamava a atenção muito mais o perfil do candidato do que para o cargo em si ou a experiência necessária, acabei me candidatando a vaga.

Já no primeiro contato,ainda com a agencia que fazia a pré seleção, fiquei surpreso com a clareza com que fui tratado e a objetividade do processo. No primeiro bate papo com essa agencia, o entrevistador já arrancou a capa do meu currículo dizendo:  “isso aqui não interessa, o que nos interessa é o que está dentro do seu currículo”. E já foi me fazendo perguntas muito objetivas sobre minhas experiências anteriores, minhas características pessoais e expectativas para o futuro. Além disso, já me informou o nome da empresa, o salário e as atribuições do cargo. No decorrer do processo seletivo essa objetividade e clareza foram ficando cada vez mais evidentes na medida que eu tinha contato com  os funcionários da própria empresa.

Nesses primeiros contatos já me foi informado salário, benefícios, programa de participação nos resultados, horário de trabalho, etc. Ao contrario de outras seleções que já participei nas quais, muitas informações importantes para o candidato tomar sua decisão, são omitidas durante todo o processo.

Quando finalmente fui selecionado, após participar de várias entrevista, dinâmicas de grupos, testes e provas, e realmente entrei no dia-a-dia da empresa fiquei ainda mais impressionado com a organização da empresa e a clareza e objetividade de seus processos. Em um primeiro momento foram os processos que me chamaram a atenção, mas logo após me familiarizar com os processos, foram as pessoas que começaram a me chamar a atenção. Todas as pessoas que tive contato eram extremamente comprometidas com o negócio e estavam totalmente inteiradas sobre os processos da sua área de atuação. Em outras palavras elas sabiam exatamente o que fazer, como fazer e quando fazer.

No século XVI Shakespeare já dizia, “O que é uma cidade senão suas pessoas?”. Essa citação já foi muito usada por vários autores da área empresarial, dizendo que uma empresa é a soma das pessoas que trabalham nela.

Eu diria que uma empresa é a soma de seus funcionários e de seus processos. Uma empresa com excelentes funcionários, mas com processos confusos certamente não está extraindo o melhor da equipe. Além disso, com funcionários excelentes e processos confusos as pessoas, certamente, estão trabalhando mais que o necessário e de uma forma não otimizada. O que certamente acaba levando a uma desmotivação por parte desses funcionários, mesmo que essa desmotivação leve um tempo para se manifestar, certamente ela irá aparecer. Uma empresa com processos confusos acaba levando suas equipes a perderem tempo com retrabalhos e tarefas que não dizem respeito a seus cargos. A médio e longo prazo essa desmotivação pode inclusive levar a empresa a perder um excelente funcionário para a concorrência, ou pior ainda, fazer com que ele se torne apático, diminua sua produtividade a ainda acabe contaminando seus colegas com sua desmotivação e apatia.

Por outro lado, uma empresa com processos bem definidos, mas com funcionários medíocres, pode fazer com que a mediocridade de algum funcionário seja mascarada pela eficiência de seus processos. Em uma situação como essa, cabe ao superior imediato identificar essa mediocridade em sua equipe e agir para neutralizá-la.

O objetivo de processos bem definidos não é mascarar a deficiência de uma equipe, mas sim otimizar os resultados dessas pessoas com eficácia e eficiência.

Depois de discorrermos sobre a importância de uma equipe comprometida e processos claros, fica fácil de entender porque a AmBev, brasileira em sua origem, em menos de duas décadas tornou-se a maior empresa de bebidas do mundo, sendo admirada e respeitada internacionalmente.

Essa análise me fez lembrar de um comentário de Warren Buffet, no qual ele diz que determinadas empresas têm pessoas tão competentes em seu quadro funcional e processos tão bem definidos que até mesmo um sanduiche de presunto poderia administrá-las.

Deixando o exagero de Buffet de lado, tenho certeza de que a AmBev não seria a potência que é hoje se não tivesse um time tão comprometido e capacitado, assim como processos claros, objetivos e bem divulgados, pois conseguiu unir, de uma maneira brilhante, alguns dos principais fatores para o sucesso de uma empresa: pessoas e processos.

Colaboração: Conrado Hoffmann